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REGULAMENTO

REGRAS OFICIAIS para administrar a conduta de todas as competições de ARMAS CURTAS E LONGAS, DE FOGO CIRCULAR E CENTRAL E AIRSOFT das modalidades TIRO RECREATIVO - SAT.

Edição 003.5 - Abr/24

01 - IMPORTANTES REGRAS DE SEGURANÇA

Estas regras prevêem a operação eficiente e ordenada de um torneio. Mas isso não é tudo.


Existem muitos regulamentos por uma única razão – SEGURANÇA. Outros servem a um duplo propósito: OPERAÇÃO NO ESTANDE DE TIRO e SEGURANÇA.


É sua responsabilidade como competidor, bem como da entidade estarem cientes com as regras, orientando a todos sobre a SEGURANÇA.


As regras fundamentais para o manuseio seguro de armas são:
  ● Mantenha sempre a pistola apontada em uma direção do parabala;
  ● Mantenha sempre o dedo fora do gatilho até que esteja pronto para o tiro;
  ● Mantenha sempre a pistola descarregada até que esteja na linha de tiro, e sob o comando do árbitro possa carregar, e assim estar pronto para uso;


Ao utilizar ou guardar uma arma, siga sempre estas regras abaixo:
  ● Verifique em local adequado se a pistola está segura para operar ;
  ● Saiba como utilizar a arma com segurança;
  ● Utilize somente a munição correta para a sua arma;
  ● Conheça o seu alvo e o que está além dele;
  ● Use sempre proteção para os olhos e ouvidos;
  ● Nunca consuma bebida alcoólica ou drogas;
  ● Mantenha as armas fora do alcance de pessoas não autorizadas.

 

Esteja ciente de que certos tipos de armas e muitas atividades de tiro requerem precauções de segurança adicionais.


Para saber mais sobre manuseio seguro com armas de fogo, inscreva-se em um curso de
tiro sobre segurança no seu clube de tiro de preferência.

02 - TORNEIOS REGISTRADOS E APROVADOS

As candidaturas para os torneios de Tiro Recreativo são realizadas através do sistema On-Line, com o cadastro da ENTIDADE ORGANIZADORA interessada, e aceito os termos apresentados.

 

O prazo para as candidaturas poderá expirar até 7 (sete) dias antes do início do torneio, podendo ser prorrogado a critério da Diretoria Técnica.

 

É importante antecipar as candidaturas para uma melhor campanha de publicidade e marketing a fim de atrair o maior número de ATLETAS RECREATIVOS.

03 - REGRAS OFICIAIS

Estas regras estabelecem padrões uniformes para o sancionamento das competições de armas curtas e longas, de FOGO CIRCULAR, FOGO CENTRAL e AIRSOFT da modalidade TIRO RECREATIVO SAT.

 

Onde alternativas são apresentadas, com o mínimo de condições restritivas que se aplicam, a menos que os organizadores dos torneios estabeleçam limitações. Elas se aplicam apenas à competição do tipo TIRO RECREATIVO – SAT.

 

Estas regras substituem todas as edições anteriores e permanecerão válidas até que uma nova revisão seja publicada.

 

Alterações neste livro regras para maior transparência à confiabilidade do Torneio, podem ser apresentadas pela Diretoria Técnica, e pelo Comitê de Arbitragem, com validade na Competição em curso.

 

Os patrocinadores do torneio não podem alterar estas regras. Se os patrocinadores exigirem regras adicionais ou condições especiais, as adições devem ser totalmente definidas no termo de compromisso da competição em questão.

 

Qualquer pessoa que deseje enviar sugestões para mudanças nas regras poderá
encaminhar à Diretoria Técnica pelo e-mail [email protected] .

04 - COMPETIÇÃO

Competição – Competição previamente autorizada em sediar o Torneio Interclubes Nacional e Internacional pelo https://w2c.pro.br/ – O torneio em questão, tem alcance sobre as instalações e funcionários que devem cumprir os padrões estabelecidos pelo TIRO RECREATIVO – SAT.


Torneio Aprovado – Uma edição e/ou uma série de etapas cobertas por um programa oficial de treinamentos e competições. Tais treinamentos e competições são conduzidas pelas ENTIDADES cadastradas no sistema On-Line, com candidatura para sediar uma Edição pré-aprovada. Todas as sedes virtuais fazem parte de um único torneio, denominado TORNEIO INTERCLUBES NACIONAL E/OU INTERNACIONAL, assim os resultados, prêmios e sorteios são agregados. Um torneio pode ser realizado em um dia ou em dias sucessivos, ou pode prever uma pausa entre o período do torneio.

 

Autorização – Antes do torneio ser divulgado a ENTIDADE organizadora deve ter concordado em cumprir com o regulamento atual, bem como com o termo de compromisso de tal edição do torneio e deve ter recebido uma notificação à qual à etapa candidata foi autorizada.


Regras – A ENTIDADE local de cada EDIÇÃO deve concordar em conduzir a competição autorizada de acordo com estas Regras.


Regulamentos Gerais – A ENTIDADE local de cada EDIÇÃO e/ou ETAPA deve concordar em cumprir os Regulamentos Gerais publicados para o torneio em questão.


Recusa ou retirada da autorização – A organização pode recusar ou retirar, a autorização para qualquer EDIÇÃO que não cumpra com os termos, regulamentos e com as condições de instalações para a realização da competição.

 


Tipos de Torneios – Os tipos de torneios listados abaixo são aqueles que são sancionados em suas respectivas competições, conforme programa publicado.


   (a) Interclubes On-Line – O Torneio Interclubes On-Line é composto de 1 (uma) edição e/ou por um conjunto de etapas, e será realizado por todos os clubes de tiro registrados no Brasil e no Mundo, e tem por objetivo atrair os patrocinadores e investidores para um grande congresso em uma grande competição;


   (b) Interclubes Playoff – O Torneio Interclubes Playoff é composto de uma Edição presencial, que pode ser realizado em 1 (um) e/ou mais clubes sedes, e tem por objetivo atrair os patrocinadores e investidores para um grande congresso em uma grande competição.

05 - ELEGIBILIDADE DOS COMPETIDORES

Individual

 

Elegibilidade dos competidores – As condições de uma competição prescreve a elegibilidade de competidores. A limitação da elegibilidade para competir deve ser declarada no programa do Edição/Torneio/Etapa/Campeonato/Ranking.

 

Membros – Atirador é a pessoa física registrada no Comando do Exército e que pratica habitualmente o tiro como esporte, conforme normas em vigor. A prática de tiro recreativo e do tiro desportivo para menores de idade deve ser previamente autorizada conforme legislação em vigor.

 

Estrangeiros – Podem competir em qualquer competição, desde que cumpridas as determinações legais regulamentadas pelo Exército Brasileiro e Polícia Federal, conforme normas em vigor, bem como tenham pleno conhecimento das regras de manuseio seguro com armas de fogo, o que poderá ser atestado por um Árbitro no local da competição.

 

Overall (Geral) – Todos os ATLETAS/ATIRADORES que estejam devidamente registrados no Exército Brasileiro, conforme normas em vigor.

 

Recreativo – Uma pessoa que está iniciando nos eventos de tiro recreativo e tiro desportivo devidamente registrados no Exército Brasileiro, conforme normas em vigor.

 

Profissional – Uma pessoa que compete nesta e/ou em outras modalidades desportivas de tiro, que participa de outros eventos nacionais e internacionais, que têm experiência em competições de tiro desportivo, prático, esportivo, defensivo, tático etc., e que compete em alto rendimento, bem como que tenha pontuado com 110 (cento e dez) pontos ou acima no último evento. O sistema definirá automaticamente conforme o último campeonato.

 

Paratleta – Uma pessoa portadora de necessidades especiais devidamente homologada pelos organizadores e/ou por instituto indicado, conforme regras específicas para as categorias reconhecidas para a prática dessa modalidade de tiro recreativo/esportivo.

 

    a) Cadeirante: aquele que necessita do uso efetivo da cadeira de rodas para deambular e é capaz de utilizar uma cadeira de rodas sem auxílio de outra pessoa para a realização da prova. Será inserido na categoria após avaliação da comissão técnica do Instituto ATA Brasil.

 

    b) Andante/ Mobilidade reduzida: aquele que deambula com dificuldade após algum tipo de lesão ou deficiência congênita ou adquirida, com laudo comprovado, sendo capaz de deambular sem auxílio de outra pessoa para a realização da prova e sem condições de correr. Será inserido na categoria após avaliação da comissão técnica do Instituto ATA Brasil.

 

    c) Lesado de membro inferior: aquele que possui uma das pernas amputadas, total ou parcialmente, possuindo prótese, e é capaz de deambular sem ajuda de outra pessoa para a realização da prova. Será inserido na categoria após avaliação da comissão técnica do Instituto ATA Brasil.

 

    d) Lesado de membro superior: aquele que possui alguma lesão nos membros superiores, adquiridos ou de nascimento. Nessa categoria, o atleta deve realizar a prova com um dos membros (braço) não afetados pela deficiência. Caso haja deficiência em ambos os membros, a comissão técnica avaliará a empunhadura para determinar a inclusão na categoria, desde que não haja risco para a segurança do atleta ou de terceiros. Será inserido na categoria após avaliação da comissão técnica do Instituto ATA Brasil.

 

 

Policial – Uma pessoa membro da Segurança Pública, da Guarda Municipal, do Poder Judiciário, que tenha Certificado de Registro junto ao Exército Brasileiro.

 

IAT – Uma pessoa credenciada pela Polícia Federal que faça parte da listagem publicada, bem como deverá anexar o certificado e/ou portaria no sistema de cadastro, e que tenha Certificado de Registro junto ao Exército Brasileiro.

 

Árbitros – Uma pessoa credenciada como árbitro pela organização e atuante no evento (edição/etapa) em questão, devidamente registrados no Exército Brasileiro, conforme normas em vigor.

 

Sub-Categorias – O sistema definirá automaticamente conforme cadastro.

 

Sênior – Uma pessoa pode competir como sênior a partir de 1º de janeiro do ano civil em que ocorre o 51º aniversário.

 

Júnior – Uma pessoa pode competir como júnior até 31 de dezembro do ano civil em que ocorre seu 18º aniversário.

 

Dama – Uma pessoa do sexo feminino.

06 - ARMAS - EQUIPAMENTOS - MUNIÇÕES - ALVOS

DIVISÕES DE ARMAS

 

*Pistola Optics (NEW) – Miras optrônicasAlguns dos calibres citados a seguir que podem ser utilizados nesta divisão, são: 9x17mm (.380 ACP), 9x18mm, 9x19mm (9mm), 9x21mm, 9x23mm, .38 Super, .40 S&W, .45 ACP, 10mm etc, tipo de munição fogo central, com miras optrônicas, holográficas ou reflexivas, funcionamento semi-auto, limitação do comprimento de cano de 6.02 polegadas (153mm). Todos os recursos de segurança padrão das armas devem funcionar corretamente. Alvos padrão SAT, medindo 48cm x 66cm, a 15 (quinze) metros de distância.

 

Os seguintes itens são proibidos:

   (a) Empunhaduras ortopédicas – nenhuma parte da empunhadura pode envolver a mão.

   (b) Compensadores e similares.

 

 

Pistola Mira Aberta (Limited) – Alguns dos calibres citados a seguir que podem ser utilizados nesta divisão, são: 9x17mm (.380 ACP), 9x18mm, 9x19mm (9mm), 9x21mm, 9x23mm, .38 Super, .40 S&W, .45 ACP, 10mm etc, tipo de munição fogo central, com mira aberta, funcionamento semi-auto, limitação do comprimento de cano de 6.02 polegadas (153mm). Todos os recursos de segurança padrão das armas devem funcionar corretamente. Alvos padrão SAT, medindo 48cm x 66cm, a 10 (dez) metros de distância.

 

Os seguintes itens são proibidos:

   (a) Miras ópticas ou eletrônicas e similares;

   (b) Empunhaduras ortopédicas – nenhuma parte da empunhadura pode envolver a mão.

   (c) Compensadores e similares.

 

 

Revólver Mira Aberta (Limited) – Alguns dos calibres citados a seguir que podem ser utilizados nesta divisão, são: 32 S&W, .38 SPL, 357 Magnum, .45 ACP  etc, fogo central, com mira aberta, tipo de munição fogo central, funcionamento repetição, limitação do comprimento de cano de 6,5 polegadas (165,1mm). Todos os recursos de segurança padrão das armas devem funcionar corretamente. Alvos padrão SAT, medindo 48cm x 66cm, a 10 (dez) metros de distância.

 

Os seguintes itens são proibidos:

   (a) Miras ópticas ou eletrônicas e similares;

   (b) Empunhaduras ortopédicas – nenhuma parte da empunhadura pode envolver a mão.

   (c) Compensadores e similares.

 

 

Carabina Mira Aberta (Limited FCen) – Alguns dos calibres citados a seguir que podem ser utilizados nesta divisão, são: 9x19mm (9mm), 38 SPL, .357 Magnum, .40 S&W, .45 ACP, 10mm, 30 Carbine etc, tipo de munição fogo central, com mira aberta, funcionamento repetição ou semi-auto, limitação do comprimento de cano de 24 ¼  polegadas (610 mm). Todos os recursos de segurança padrão das armas devem funcionar corretamente. Alvos padrão SAT, medindo 48cm x 66cm, a 15 (quinze) metros de distância.

 

Os seguintes itens são proibidos:

   (a) Miras ópticas ou eletrônicas e similares;

   (b) Empunhaduras ortopédicas – nenhuma parte da empunhadura pode envolver a mão;

   (c) Compensadores e similares.

 

 

Pistola/Revólver 22 Mira Aberta (Limited) Alguns dos calibres citados a seguir que podem ser utilizados nesta divisão, são: .22 LR e .22 Short, com mira aberta, tipo de munição fogo circular, funcionamento semi-auto e/ou repetição, limitação do comprimento de cano de 8 polegadas (203,2mm). Todos os recursos de segurança padrão das armas devem funcionar corretamente. Alvos padrão SAT, medindo 48cm x 66cm, a 10 (dez) metros de distância.

 

Os seguintes itens são proibidos:

   (a) Miras ópticas ou eletrônicas e similares;

   (b) Empunhaduras ortopédicas – nenhuma parte da empunhadura pode envolver a mão.

 

 

Carabina Mira Aberta (Limited FCir) Alguns dos calibres citados a seguir que podem ser utilizados nesta divisão, são: .22 LR, .22 Win Mag e .17 HMR, com mira aberta, tipo de munição fogo circular, funcionamento semi-auto e/ou repetição, limitação do comprimento de cano de 21 polegadas (533,4mm). Todos os recursos de segurança padrão das armas devem funcionar corretamente. Alvos padrão SAT, medindo 48cm x 66cm, a 15 (quinze) metros de distância.

 

Os seguintes itens são proibidos:

   (a) Miras ópticas ou eletrônicas e similares.

 

 

Airsoft (Limited) – O único calibre permitido é 6mm, com mira aberta, funcionamento semi-auto, limitação do comprimento de cano de 5 polegadas (127mm). Todos os recursos de segurança padrão das armas devem funcionar corretamente.Alvos padrão SAT, medindo 48cm x 66cm, a 15 (quinze) metros de distância.

 

Os seguintes itens são proibidos:

   (a) Miras ópticas ou eletrônicas e similares;

   (b) Empunhaduras ortopédicas – nenhuma parte da empunhadura pode envolver a mão.

 

 

Rifle / Fuzil / Revólver Mira Aberta (Limited) – Alguns dos calibres citados a seguir que podem ser utilizados nesta divisão, são: 7mm, 222 Rem, 223 Rem, 308 Win, 5.56×45, 7.62×51, 30-06 etc, com mira aberta, tipo de munição fogo central, funcionamento semi-auto, limitação do comprimento de cano de 20 polegadas (508mm). Todos os recursos de segurança padrão das armas devem funcionar corretamente. Alvos padrão SAT, medindo 48cm x 66cm, a 25 (vinte e cinco) metros de distância.

 

Os seguintes itens são proibidos:

   (a) Miras ópticas ou eletrônicas e similares;

   (b) Empunhaduras ortopédicas – nenhuma parte da empunhadura pode envolver a mão;

   (c) Bandoleiras;

   (d) Bipé ou qualquer tipo de suporte ou apoio.

 

 

Calibres –  Portaria Conjunta – C EX/DG-PF nº 2, de 06/11/2023.

 

Coldre – Os coldres devem ser práticos, seguros, reparáveis e adequados à arma. Os coldres utilizados devem reter a arma em segurança durante qualquer atividade dentro do estande de tiro.

 

Carregador, Moon Clip e Speedloader – Recargas entre um estágio de tiro e outro, somente com carregador, moon clip e/ou speedloader que esteja sob a bancada. 

 

Munição – Todas as munições originais devem atender às normas de segurança da SAAMI https://saami.org/. Munições recarregadas são de responsabilidade exclusiva do competidor. Não tem energia mínima para a competição. O projétil deve transpor o alvo de papel padrão.

 

*Miras Ópticas (Optics) e/ou Optrônicas – Tipo RED DOT (ponto vermelho) usa um sistema de prismas que refletem um retículo luminoso (laser) diretamente sobre as lentes componentes da mira.

 

Geral – Todos os dispositivos ou equipamentos que possam facilitar o disparo e que não sejam mencionados nestas Regras ou que sejam contrários no espírito destas Regras e Regulamentos, são proibidos. O Diretor da Prova, Árbitro Oficial, Presidente do Comitê ou Supervisor terá a direito de examinar o equipamento ou a roupa de um atirador. É responsabilidade do competidor enviar equipamentos e vestimentas questionáveis para inspeção e aprovação oficial em tempo suficiente antes do início de uma partida, para que não prejudique a competição.

 

Todo o equipamento deve ser seguro e reparável – Todos os equipamentos usados na competição, incluindo revólveres, pistolas, carabinas, rifles, coldres e munições, devem ser seguros e reparáveis. Nenhum equipamento modificado poderá ser usado se for comprometer a segurança e a confiabilidade de tal equipamento. Armas de fogo, coldres e munições modificadas podem ser perigosas para os competidores e espectadores; O equipamento deve ser seguro e confiável.

 

Todos os dispositivos de segurança originais do fabricante devem funcionar conforme projetado.

 

Os óculos de proteção para os olhos – O uso de óculos de proteção para os olhos é obrigatório em todo o estande de tiro, para todos os competidores e demais pessoas.

 

Proteção auricular – Todos os competidores e demais pessoas que estejam na linha de tiro é obrigatório o uso de abafadores/tampões de ouvido. 

 

Alvos Oficiais – Na competição sancionada, os alvos impressos licenciados são o de modelo de 4 (quatro) cores distintas, papel 120g fosco, tipo fogo central, padrão SAT, medindo 48cm x 66cm para provas de armas curtas a distância de 10 metros, e, para as provas de airsoft, pistola optics e armas longas com calibres de pistola a distância de 15 metros e para as provas de armas longas com calibres de fuzil/rifle a distância e de 25 metros.


Em exceção para provas de airsoft, pistola optics e armas longas com calibres de pistola, em estandes que não tenham à distância regulamentar de 15 (quinze) metros, poderá ser realizada a prova à distância de 10 (dez) metros, o alvo a ser utilizado terá as medidas de 32cm x 44cm.

BAIXE OS ALVOS OFICIAIS

07 - POSIÇÃO DE TIRO

As referências de terreno – Todos os tipos de “terrenos” devem possibilitar a mesma posição de tiro. As regras devem ser interpretadas como aplicadas à superfície do ponto de
tiro, do piso e das plataformas de tiro que são usadas habitualmente nos campos de tiro.

 


Suporte Artificial – Suporte artificial é definido da seguinte forma:

   (a) Quaisquer superfícies de suporte, exceto o solo, não especificamente autorizadas para
uso nas regras da posição prescrita.

   (b) Qualquer peça de vestuário, incluindo luvas, pode ser interpretada como um suporte
artificial.

   (c) Outros dispositivos que podem ser interpretados como suporte artificial.


É proibido o uso de suporte artificial, exceto quando autorizado individualmente para um atirador portador de necessidades especiais.


Posição de pronto (inicial) – “Poised Ready” – Designa uma posição em que a arma de fogo está empunhada a 45º, travada, com o dedo fora do guarda mato. Uma vez que a posição pronta for assumida, ela não pode ser alterada antes do sinal de disparo. Qualquer alteração, incluindo o movimento gradual da mão em direção ao alvo, é considerada um erro processual e deve ser penalizado de acordo. É responsabilidade do competidor assumir a
posição correta.


Posição de Disparo – Geralmente, não haverá restrições impostas à postura, posição ou técnica adotada por qualquer competidor. Nenhuma parte do corpo do atirador ou da arma pode repousar ou tocar a bancada, paredes ou solo antes e durante o tiro, exceto os pés ao chão.

08 - NORMAS DO ESTANDE

Linha de tiro – As distâncias de tiro devem ser medidas desde o alvo da competição até a linha de tiro. Essa linha será claramente marcada.


Distância – As distâncias de tiro devem ser rigorosamente respeitadas. Nas competições registradas ao ar livre e indoor, a distância necessária é de 10 (dez) metros para armas curtas, 15 (quinze) metros para airsoft, pistola optics e armas longas com calibres de pistola e 25 (vinte e cinco) metros para armas longas com calibres de fuzil/rifle. Em exceção para provas de airsoft, pistola optics e armas longas com calibres de pistola, em estandes que não tenham à distância regulamentar de 15 (quinze) metros, poderá ser realizada a prova à distância de 10 (dez) metros, o alvo a ser utilizado terá as medidas de 32cm x 44cm. A competição exige o alvo modelo de 4 (quatro) cores, papel 120g fosco, tipo fogo central, padrão SAT.


Iluminação – Iluminação artificial do estande é autorizada.
Procedimento de configuração de vários alvos – As configurações múltiplas para permitir que mais de um competidor de cada vez atire em conjunto, devem ter o alvo de cada competidor distinguido por um número único claramente visível da linha de tiro.

 


Equipamento-alvo – Qualquer sistema-alvo é permitido desde que garanta:


   (a) Grau de segurança necessário e a pontuação precisa e rápida dos buracos nos alvos da
competição.


   (b) Minuterias automáticas de alvos são permitidos, desde que, permaneçam estáticos na posição e distância da divisão.

 

 

Área do Espectador – Pode haver espaço para os espectadores. A área de espectadores
deve ser separada dos competidores e oficiais por uma barreira adequada.

09 - TIPO DE COMPETIÇÃO

O DESAFIO: Competição realizada a nível nacional e internacional, no período de 24 (vinte e quatro) dias corridos, contendo 4 (quatro) finais de semana, denominada Edição do Ano em Exercício, com 2 (duas) etapas ao longo do ano com 1(um) descarte, pontuando como peso 2 (dois) em cada etapa.

 

A Competição e Check Habilidade – Esta competição é dividida em 4 (quatro) séries, para um total de 12 (doze) ** disparos à 10 (dez) metros para armas curtas, 15 (quinze) metros para airsoft, pistola optics e armas longas com calibres de pistola e 25 (vinte e cinco) metros para armas longas com calibres de fuzil/rifle. Em exceção para prova de airsoft, pistola optics e armas longas com calibres de pistola em estandes com limitação menor de 15 (quinze) metros o alvo a ser utilizado terá as medidas de 32 cm x 44 cm.

 

A competição exige o alvo modelo de 4 (quatro) cores, papel 120g fosco, tipo fogo central, padrão SAT. Os calibres são definidos conforme Portaria Conjunta – C EX/DG-PF nº 2, de 06/11/2023.

 

   (a) 1ª série – 20 (vinte) segs. para 3 (três) disparos em somente uma das 4 (quatro) cores.

 

   (b) 2ª série – 15 (quinze) segs. para 3 (três) disparos em somente uma das 4 (quatro) cores.

 

   (c) 3ª série – 10 (dez) segs. para 3 (três) disparos em somente uma das 4 (quatro) cores.

 

   (d) 4ª série – 6 (seis) segs. para 3 (três) disparos em somente uma das 4 (quatro) cores.

 

   (e) O centro do alvo (obreia preta) é considerado X, valendo 5 (cinco) pontos, serve como fator de desempate (TIRO PERFEITO).

 

**O atleta que, por desconhecimento da alteração deste regulamento, venha a efetuar 24 (disparos), será considerada a soma da sua pontuação total dividida por 2 (dois). Caso o resultado seja constituído de uma fração, o valor será arredondado para cima. Para que haja o lançamento do resultado pela equipe de suporte do evento far-se-á necessário o envio prévio da súmula.

 

   (f) Estes critérios também serão utilizados quando o atleta for convocado conforme termos do Check Habilidade disponibilizado no site.

 

   (g) Todas as divisões podem ser utilizadas mais de uma arma e calibre, desde que atenda todos os pré-requisitos da divisão. Exemplo: Divisão PISTOLA MIRA ABERTA (LIMITED). O competidor poderá iniciar a primeira série com uma pistola calibre 9mm, na próxima série passa para a pistola .380 ACP, na próxima série utiliza uma pistola .40 S&W, e na última série utiliza uma pistola .45 ACP.

 

Caso o competidor tenha 2 (duas) pistolas em calibres diferentes, deverá, obrigatoriamente, disparar com o mesmo calibre nas duas primeiras séries, e na próxima com o outro calibre. Caso o competidor tenha apenas 3 (três) pistolas em calibres distintos, deverá realizar as duas primeiras séries com um dos calibres e as outras 2 (duas) com cada um dos demais calibres.

 

*Disparo(s) além do tempo da série, bem como caso tenha mais de 3 (três) disparos na zona de pontuação, em uma das 4 (quatro) cores, será (ão) penalizado (s) com menos 5 (cinco) pontos.

 

DUELO – Esta competição ao final de cada edição/etapa (O Desafio) e/ou Ranking da Temporada (Open National) serve para desempate entre os primeiros lugares, divisão (overall) e categoria, iniciando pelo 1º lugar, 2º lugar e 3º lugar, e assim sucessivamente, se for o caso. O vencedor do DUELO receberá 1 (um) ponto a mais, seja na soma total, ou seja, 1 (um) X, 5, 4 e/ou 3 a mais, fazendo com que o sistema o reconheça o ganhador, assim sucessivamente entre todos os atletas que estejam em disputa pela colocação. O DUELO é realizado em 1 (uma) única série, para um total de 4 (quatro) disparos à 10 (dez) metros para armas curtas, 15 (quinze) metros para airsoft, pistola optics e armas longas com calibres de pistola e 25 (vinte e cinco) metros para armas longas com calibres de fuzil/rifle.

 

Em exceção para prova de airsoft e armas longas com calibres de pistola em estandes com limitação menor de 15 (quinze) metros o alvo a ser utilizado terá as medidas de 32cm x 44cm. A competição exige o alvo modelo de 4 (quatro) cores, papel 120g fosco, tipo fogo central, padrão SAT. Os calibres são definidos conforme Portaria Conjunta – C EX/DG-PF nº 2, de 06/11/2023.

 

   (a) 1 (uma) única série de 5 (cinco) segundos, para 4 (quatro) disparos, sendo 1 (um) disparo em cada uma das 4 (quatro) cores.

 

   (b) O centro do alvo (obreia preta) é considerado X, valendo 5 (cinco) pontos, serve como fator de desempate (TIRO PERFEITO).

 

   (c) O competidor deve utilizar a mesma arma (s) e calibre (s) utilizada na competição.

 

*Disparo(s) além do tempo da série, bem como caso tenha mais de 1 (um) disparo na zona de pontuação, em uma das 4 (quatro) cores, será (ão) penalizado(s) com menos 5 (cinco) pontos.

10 - REGULAMENTOS DA COMPETIÇÃO

Troca de equipamento – É permitida a troca de equipamento a cada série (ver item 9 – tipo de competição), incluindo armas de fogo, miras, coldre e munição. Os carregadores usados devem ter a mesma capacidade, dimensão e design na referida edição. Se uma arma não puder ser reparada, ela poderá ser trocada por outra de marca, modelo, comprimento de cano e calibre semelhantes e por marca e modelo de mira semelhante ao original, com a aprovação do Árbitro Local. As mesmas restrições sobre trocas se aplicarão a coldres e munições. Se a substituição for aprovada, o competidor aceitará a pontuação disparada até o ponto de quebra; nenhum reshoot será autorizado nestes casos.

 

Arma Desabilitada – Qualquer arma de fogo que não possa ser disparada com segurança, ou que tenha sofrido a perda ou dano na mira, impossibilitando a mirar corretamente o alvo ou não pode ser disparada devido a falha mecânica. Deve haver evidência de dano físico nas miras; o fato de que as miras mal ajustadas não constitui incapacidade. Uma arma de fogo, uma vez declarada desabilitada, não será usada novamente para competir até que o defeito seja corrigido e até que a arma seja considerada segura pelo Árbitro.

 

Verificação de Equipamentos – Os competidores iniciantes devem se submeter a verificação do equipamento e devem receber orientação quanto ao procedimento de partida pela ENTIDADE ORGANIZADORA. É de responsabilidade do Árbitro executar este requisito.

 

Competição não concluída – Quando uma competição ou edição não é concluída por todos os competidores presentes de acordo com a programação do torneio, a competição ou edição pode ser prorrogada, remarcada ou cancelada. Qualquer competição ou edição que tenha sido completada por todos os competidores presentes não será revertida. Somente pontuações de uma competição ou edição que foram concluídas serão incluídas em um
evento agregado ou para fins de registro nacional, e uma competição ou etapa não será concluída, a menos que todos os competidores presentes tenham disparado.

 

Interferência – Com exceção dos competidores que estão de fato atirando e do (s) Árbitro (s), os pontos e a linha de tiro serão mantidos limpos o tempo todo. Ruídos ou conversas que perturbem não são permitidos na linha de tiro. Árbitro (s) e competidores devem limitar sua conversa quando estiverem próximos dos concorrentes. O (s) Árbitro (s) deve (m) garantir que o ruído dos espectadores seja mantido em um nível mínimo.

 

Troca de Carregador ou Speedload – Será permitido troca de carregador/speedload durante a série de tiro devido a defeito na arma ou na munição, bem como por mau funcionamento do equipamento do competidor. Concluir uma série de disparos dessa maneira não constituirá falta. Nenhum tempo adicional será permitido.

 

Manuseio inseguro de armas – O manuseio inseguro e inadequado de armas durante uma pista de tiro resultará em desqualificação imediata. O Árbitro da competição pode parar o competidor durante uma série de tiros.

 

Alvos e Súmulas – Os alvos e súmulas devem ser armazenados por um período de 01 (um) mês, podendo ser solicitados pela Diretoria Técnica ou pelo Comitê de Arbitragem para conferência de qualquer resultado dos atletas.
Após a divulgação dos resultados, as súmulas e os alvos dos 10 (DEZ) PRIMEIROS colocados OVERALL / DIVISÕES E CATEGORIAS, devem ser digitalizadas em PDF e enviados pelo Clube para o e-mail [email protected] , no prazo de até 48 (quarenta e oito) horas, contendo no assunto de e-mail o número de CNPJ do Clube.

 

Resultados Suspensos – A Diretoria Técnica ou o Comitê de Arbitragem podem suspender um ou vários resultados, seja por denúncia ou suspeita comprovada, bem como pode solicitar que o Atleta refaça a competição com os mesmos equipamentos, sem custo de inscrição.

 

Resultado de cada Edição/Ranking (Etapas) – A Diretoria Técnica tem o prazo de até 10 (dez) dias úteis após o final de cada Edição/Ranking para sancionar e homologar os resultados. O prazo poderá se estender em caso de ocorrências de DUELOS DE DESEMPATE (vide item 9 – Tipo de Competição).

 

Violações de segurança – Um acúmulo de duas violações de segurança em uma edição exige uma desqualificação automática. As violações de segurança são:

   (a) Apontar uma arma de fogo carregada ou descarregada que não seja para o para balas;

   (b) Deixar cair uma arma de fogo carregada;

   (c) Sair da área de tiro com uma arma de fogo carregada;

   (d) Pegar uma arma de fogo descarregada caída, exceto sob a supervisão do Árbitro;

   (f) Qualquer tiro acidental. Isso não inclui disparos além do tempo da série, mas inclui
disparos durante ao carregar ou limpar uma arma;

   (g) Desobedecer aos comandos do árbitro na linha de tiro.

 

Suspensão – Por violações destas Regras consideradas justificadas, qualquer competidor pode ser suspenso e/ou expulso do evento mediante apresentação de evidências e condução de uma audiência.

11 - COMANDOS NA LINHA DE TIRO

Disciplina – A segurança dos competidores, do pessoal da área de atuação e dos espectadores exige atenção contínua de todos ao manuseio seguro com armas de fogo e cautela ao se movimentar pela área. A autodisciplina é necessária por parte de todos. Nos casos em que falta essa autodisciplina, é dever do pessoal da área impor disciplina e dever dos concorrentes auxiliarem nessa aplicação. Sob nenhuma circunstância o disparo deve
começar ou continuar em uma linha de tiro onde exista uma condição insegura.

 

Armas carregadas – As armas não serão carregadas, exceto conforme indicado pelos Árbitros do torneio. “Carregado” indica uma arma de fogo com um cartucho no cilindro ou na câmara ou com um carregador inserido na armação.

 

Cessar disparo – É o comando dado no final do prazo para cada série, ou estágio, ou em qualquer outro momento em que todo disparo deve cessar. O disparo deve cessar imediatamente. Mesmo que um competidor esteja prestes a disparar, o competidor não deve disparar, deve retirar o carregador, abrir o ferrolho ou o tambor da arma. O não cumprimento imediato desse comando é uma das piores infrações da disciplina. O “cessar disparo” pode ser sinalizado verbalmente, por um breve toque agudo de um apito. Quando o comando para cessar o disparo é dado no final de uma série ou estágio, o comando é “CESSAR FOGO, DESCARREGAR E MOSTRAR VAZIA “. Neste comando, todos os Árbitros devem verificar seus competidores para garantir que cada um deles obedeça ao comando antes de sinalizar que a linha de tiro está limpa. Quando todos os Árbitros informarem que a
linha está limpa e segura, são dados os comandos necessários para sair da linha ou pontuar.

 

Direção do cano da arma – Durante o carregamento, o descarregamento e durante ações corretivas em caso de mau funcionamento, o cano da arma deve ser direcionado para o para balas.

 

Procedimento de mau funcionamento da arma – No caso de uma arma não poder ser descarregada devido a um mecanismo quebrado ou com falha, o competidor notificará um Árbitro do torneio que tomará as medidas que achar melhor e mais seguras. Em nenhum caso o competidor deixará a área de tiro com uma arma carregada em sua posse.

 

Manuseio de armas – Durante uma partida, os competidores que não dispararem abster-se-ão de manusear suas pistolas, exceto nas áreas designadas. Ao final da série ou do estágio a arma deve ser totalmente descarregada, removendo todas as munições.

 

Condição de arma segura – Um competidor deve iniciar cada sequência de tiro com sua arma em uma condição segura.

 

Procedimentos e comandos da linha de tiro – Quando o competidor se posicionar na linha de tiro, o Árbitro dará o comando “Carregar e ficar pronto”, no qual o competidor carrega sua arma de fogo e prepara seu equipamento para a série. Quando estiver pronto para iniciar o disparo da série, o árbitro comandará “Pronto”. Sob indicação afirmativa do competidor, geralmente sinalizada colocando as mãos na posição requerida, o Árbitro diz “À espera”; então o Árbitro processa o comando “Fogo” por meio de audiovisual ou outros meios, conforme exigido. Após a conclusão do disparo, o Árbitro ordena “Cesar Fogo – Descarregar, Mostrar arma limpa (vazia)”.

 

Procedimento de falha do equipamento da competição – A qualquer momento, se o equipamento da competição falhar, não dando ao competidor uma oportunidade justa de obter sua pontuação devida, então o competidor terá a oportunidade de refazer a série na qual o equipamento falhou.

 

Falha no equipamento ou na administração da competição – No caso de falha no equipamento ou na administração da competição, o competidor pode optar por recuperar a série, mas não deve ser permitido que ele verifique sua pontuação antes de tomar sua decisão. Os Árbitros da competição são responsáveis por executar este procedimento.

 

 

Comandos impróprios na linha de tiro – Se os comandos e / ou ações do Árbitro da Linha de Tiro forem feitos incorretamente ou se houver um mal-entendido para que o competidor não esteja pronto para disparar quando o comando ou sinal de disparo for dado ou quando os alvos tiverem alguma falha, o competidor pode optar por não disparar e imediatamente após a série reportar a questão ao Árbitro da Linha de Tiro.

 

   (a) Se a reivindicação for considerada justificada, o competidor poderá disparar a série;

 

   (b) Se a reivindicação for considerada não justificada, o competidor não poderá disparar a série e receberá o comando “Não terminou” como sua pontuação;

 

   (c) Se o competidor disparou o primeiro tiro da série, um protesto dessa natureza não será aceito como justificado.

12 - PARATLETAS

Atletas portadores de necessidades especiais / Pessoa com deficiência – Atleta PNE/PCD, que não pode disparar da posição de tiro descrita nesta Regra, receberá permissão do Árbitro para assumir uma posição especial ou usar equipamento modificado e/ou adaptado, ou ambos.


O Atleta PNE/PCD será avaliado pelos organizadores e/ou pelo Instituto ATA Brasil, bem como deverá cumprir as regras apresentadas para que seja classificado e inserido na (s) devida (s) categoria (s) homologadas para este evento/torneio.


É direito da Organização e/ou do Instituto ATA Brasil solicitar o Laudo comprobatório do Paratleta, que deverá ser apresentado pelo Paratleta, do contrário o pedido de reconhecimento na categoria poderá ser negado.

13 - PONTUAÇÃO DOS ALVOS

Quando pontuar – Os alvos são pontuados na conclusão das 4 (quatro) séries, identificando na súmula as cores por cada série de tempo.

 

Pontuação na súmula – A pontuação na súmula deve refletir a ordem de disparos de cada série. Exemplo: 1ª série, 20 segs. na cor amarela, 2ª série, 15 segs. na cor vermelha, 3ª série, 10 segs. na cor azul e na 4ª série, 6 segs. na cor verde.

 

Impactos corretos – Todos os impactos corretos dentro da zona de pontuação do alvo serão válidos.

 

Máximo de acertos – Os alvos de pontuação não devem acumular mais de 3 (três) impactos por cor na zona de pontuação.

 

Zona de pontuação – O impacto que tangenciar a linha da zona superior de pontuação, será computado como valor maior.

 

Tocando no alvo antes da pontuação – Se um competidor for observado tocando o seu alvo antes da pontuação, e se o Árbitro notar que o alvo foi alterado, o alvo inteiro, independentemente do número de acertos, deve ser pontuado com zero.

 

Acompanhando a pontuação – O competidor que não acompanhar a pontuação de seu alvo, não terá direito a futuras reclamações.

 

Manuseio dos alvos – Os competidores não serão permitidos manusear os alvos, a não ser que o Árbitro faça esta solicitação e verifique todos os alvos antes do início da série.
Nenhum competidor deve tocar qualquer alvo depois de ter sido disparado até que a pontuação final no alvo tenha sido feita.

 

Impactos excessivos – Se mais do que o número necessário de impactos aparecer no alvo (zona de pontuação), qualquer tiro que possa ser identificado pelo buraco do projétil como tendo sido disparado por algum competidor que não seja o competidor designado para o alvo ou como disparado em uma sequência anterior, esses tiros serão desconsiderados e não serão pontuados.

Se mais do que o número necessário de acertos permanecer no alvo, uma nova pontuação completa poderá ser disparada e a pontuação original será desconsiderada, exceto:

 

   (a) Se todos os acertos tiverem o mesmo valor, a pontuação será registrada como o número necessário de acertos desse valor;

 

   (b) Se o competidor desejar aceitar uma pontuação igual ao número desejado de acertos de menor valor, ele poderá fazê-lo;

 

   (c) Se um competidor disparar menos do que o número prescrito de tiros por sua própria culpa, e havendo mais acertos no alvo do que os tiros disparados, ele receberá o número de tiros de maior valor igual, e será aplicada a penalidade de menos 5 (cinco) pontos para cada disparo extra;

 

   (d) Se um competidor, por seu erro, disparar mais do que o número necessário de tiros, ele receberá o número necessário de acertos de menor valor, e será aplicada a penalidade de menos 5 (cinco) pontos para cada disparo extra.

 

 

Disparos além do tempo – Se um competidor disparar além do tempo da respectiva série, ele receberá o número necessário de acertos de menor valor, e será aplicada a penalidade de menos 5 (cinco) pontos para cada disparo extra.

14 - DO DESENVOLVIMENTO DO TORNEIO

O Torneio On-Line desenvolver-se-á em diferentes localidades, mas terá a sua administração centralizada no sistema On-Line, sendo necessário estabelecer as seguintes definições que norteará a execução do torneio, a saber:


(a) Provas On-Line: utilizaremos o sistema da SHOOTING HOUSE – SH para organizar competições entre ATLETAS RECREATIVOS de todo o Brasil e no Mundo, sem que haja necessidade de longas viagens e altos custos. Tudo isso é possível com a utilização de um sistema integrado ao seu banco de dados, que funciona na Internet;

 

(b) Organizador Local: É o Clube e/ou Estande de Tiro devidamente registrado no Exército Brasileiro e de posse do Certificado de Registro com validade onde será realizado um evento do calendário divulgado, podendo haver mais de um local por cidade e estado;


(c) Delegado: Membro da ENTIDADE, presente em todo o evento OFICIAL, responsável pela lisura dos procedimentos relativos à aplicação das regras durante a realização das provas e apuração e divulgação dos resultados. A Diretoria Técnica, poderá a qualquer tempo, designar ou substituir delegados técnicos para os locais de prova. Preferencialmente, o delegado será um Juiz de Linha designado, com conhecimento em regras de manuseio seguro de armas de fogo e comando na linha de tiro.


(d) Árbitro: Juiz de Linha, designado para a prova pelo Delegado, devem obrigatoriamente possuir Certificado de Registro – CR junto ao Exército Brasileiro, e/ou, credenciamento de Instrutor de Armamento e Tiro – IAT junto a Polícia Federal, e/ou, Certificado de Formação de Árbitro Nacional emitido por Entidade Nacional de Tiro, devidamente assinado e com QR Code para validação e autenticidade, com amplo conhecimento em regras de manuseio seguro de armas de fogo e comando na linha de tiro, e o seu nome deve ser previamente informado à equipe técnica que o incluirá na lista de árbitros do evento.


(e) Divisão/Categoria: São definidas de acordo com as regras de cada uma das modalidades.


(f) Declarações/Certificados: São documentos emitidos através do sistema Shooting House – On-Line, pela entidade de vinculação (clubes de tiro etc) e/ou de administração (ligas, associações, federações, confederações etc) do atleta, para atestar a (s) participação (ões) (habitualidade, ranking, nível) por divisão / categoria individual de um atleta. As declarações/certificados possuem autenticação eletrônica que permite sua validação a
qualquer momento, através da digitação do código único (QR Code) fornecido na ocasião de sua impressão.

15 - DAS INSCRIÇÕES

As inscrições antecipadas deverão ser realizadas exclusivamente pelo site oficial https://w2c.pro.br/ e somente serão confirmadas após o modelo de pagamento disponibilizado via boleto e/ou pix. Expiradas as datas de vencimentos, consequentemente as inscrições associadas a eles serão excluídas, e/ou re-validadas por tempo determinado:


(a) O valor de uma inscrição antecipada via Sistema On-Line, será divulgado no convite da edição/etapa/competição, podendo o atleta realizar quantas inscrições por divisão desejar, valendo o melhor resultado;


(b) O Valor das inscrições no (s) dia (s) e local da prova, será divulgado no convite da edição/etapa/competição, podendo o atleta realizar quantas inscrições por divisão desejar, valendo o melhor resultado;


(c) A aceitação de novas inscrições no local de prova será realizada pelo mesmo sistemaOn-Line.


(d) A Organização Local ficará responsável pela instrução ao competidor para inscrição no Sistema On-Line, que terá que ser realizado antes do início da competição;


(e) Quanto a devolução do valor da inscrição do Torneio, quitado via boleto bancário, pix e/ou cartão de crédito, deve o competidor entrar em contato através do e-mail [email protected] e manifestar no prazo de 7 (sete) dias após o pagamento a vontade de desistência, limitado até a data de início do evento. Despesas e taxas operacionais serão deduzidas do valor a ser devolvido. Solicitações fora do prazo não serão aceitas
impreterivelmente;


(f) Caso ocorram situações resultantes de caso fortuito e/ou força maior, devidamente comprovados, incluir-se-á como crédito no sistema da Shooting House o mesmo valor pago pela inscrição. Esse crédito terá validade até o próximo evento previsto em calendário.


(g) Um plantão será mantido pelos organizadores durante todo o período da competição, das 9h às 17h, os contatos serão somente pelo WhatsApp (31) 99.762.0009 que utiliza Chatbot para gerenciamento dos chamados por ordem de chegada e tempo de resposta.

16 - DOS REQUISITOS DE PARTICIPAÇÃO DO ATLETA

O ATLETA deverá se cadastrar de forma gratuita através do site https://w2c.pro.br/ , com os dados requeridos no Sistema On-Line.

 

 

(a) A participação do ATLETA está condicionada ao registro no Exército Brasileiro. No caso de arma própria deverá apresentar Guia de Tráfego (GT) válido no dia do evento e Certificado de Registro de Arma de Fogo (CRAF) à ENTIDADE. De acordo com as normas em vigor, o ATLETA também poderá utilizar arma de fogo de propriedade da agremiação devidamente identificada no sistema on-line.

17 - DA EXECUÇÃO

A execução do TORNEIO INTERCLUBES NACIONAL E/OU INTERNACIONAL transcorre pelo Sistema On-line observando o calendário estabelecido, sendo definidos os seguintes procedimentos para execução das provas:

 

Edição: Ocorrerá pelo período de 24 (vinte e quatro) dias a ser definida e divulgada no calendário, organizado simultaneamente em diversos clubes e estandes de tiro no Brasil e pelo Mundo. Cada Atleta poderá escolher o local onde realizará sua participação.

 

Campeonato/Etapas: Ocorrerá em uma ou mais etapas durante o ano, pelo período de 20 (vinte) dias a ser definida e divulgada no calendário, organizado simultaneamente em diversos clubes e estandes de tiro no Brasil. Cada Atleta poderá escolher o local onde realizará sua participação.

 

Classificação: Ocorrerá de forma individual, após apurados os resultados de todas as sedes (clubes e estandes de tiro), considerando-se a edição/etapa, nas suas categorias e divisões de armas, nos casos em que se aplica.

 

Desempate: Conforme descrito no livro de regras da modalidade.

 

Alvos: Só poderão ser utilizados alvos nos padrões aprovados pelo organizador.

 

Definição dos Campeões e Recordistas com o encerramento da EDIÇÃO:
   a. Classificação Individual : Após a homologação dos resultados da edição/etapa.
   b. Entidades : Em cada edição/torneio/campeonato será apurada a quantidade de ATLETAS INSCRITOS E INSCRIÇÕES realizadas para compor o ranking das entidades no geral.
   c. O somatório da quantidade de ATLETAS e de INSCRIÇÕES servirá para definir a colocação final da ENTIDADE;
   d. A classificação final será obtida pela soma da quantidade de ATLETAS e INSCRIÇÕES na edição/torneio/campeonato.

 

Desempate Final:
   a. Individual: Será obtido pelo ATLETA que tiver o maior resultado primeiro, analisando os critérios nesta ordem:
      i. Maior quantidade de acertos no centro do alvo “X”, considerado como o TIRO PERFEITO. Sendo assim é considerado para efeito de desempate a maior quantidade de acerto(s) no “X”, dando início pela 4ª série (vide item 9 – Tipo de Competição) que tem o menor tempo, e assim sucessivamente.

 

Exemplo de súmula:

tabela-sumula

      ii. Maior quantidade de acertos no 5 (cinco), no 4 (quatro) e no 3 (três);


      iii. Se persistir o empate os atletas serão submetidos ao DUELO ( vide item 9 – Tipo de Competição ) sem custos de inscrição; e


      iv. Para que possam ser aplicados os critérios de desempates será obrigatório o envio da Súmula e Alvo pelos atletas que se
encontrarem nessa situação ao final da Edição e/ou Etapas (Ranking).


   b. Por entidades : Será obtida pela entidade que tiver a maior quantidade de CADASTROS DE ATLETAS.


   c. A pontuação na súmula deve refletir a ordem de disparos de cada série. Exemplo:

 – 1ª série, 20 segs. na cor amarela,

 – 2ª série, 15 segs. na cor vermelha,

 – 3ª série, 10 segs. na cor azul

 – e na 4ª série, 6 segs. na cor verde.

 

 

Lançamento dos Resultados:


   a. Os resultados das provas deverão ser lançados, ou feito o upload dos resultados dos sistemas eletrônicos fornecidos, até 48 (quarenta e oito) horas após o encerramento da competição, obedecendo o horário de Brasília, a partir do qual o sistema será
bloqueado não aceitando mais lançamentos. Após o lançamento a sede deverá seguir o procedimento de publicação de verificação seguindo as regras do evento para as suas modalidades.

 

 

Premiação:


  a. On-Line : Certificados virtuais da edição/etapa serão de responsabilidade dos organizadores, disponibilizados pelo sistema de apuração aos ATLETAS participantes.


  b. Edição/Etapas : Os ATLETAS poderão emitir os Certificados de Participação pelo Sistema On-Line no acesso individual/painel;


  c. Os Certificados levarão em conta o resultado interclubes da edição/etapa, ou seja, serão apuradas as pontuações atingidas em cada local e todas juntas formarão uma única classificação nacional/internacional;


  d. Estes Certificados estarão disponíveis até o 10º (décimo) dia útil após o encerramento total do evento.

 

 

Medalhas:


   a. As medalhas serão entregues aos 15 (quinze) primeiros Atletas colocados de cada uma das divisões, que tenham, no mínimo, 50 (cinquenta) Atletas participando, e/ou, aos 10 (dez) primeiros Atletas colocados de cada uma das divisões, que tenham, no mínimo, 30 (trinta) Atletas participando, e/ou, aos 5 (cinco) primeiros Atletas colocados de cada uma das divisões, que tenham, no mínimo, 10 (dez) Atletas participando;


   b. As medalhas serão entregues aos 5 (cinco) primeiros Atletas colocados de cada uma das categorias, que tenham, no mínimo, 10 (dez) Atletas participando;


   c. O layout das medalhas será definido exclusivamente pela organização do evento enão poderá ser alterado pelos participantes;


   d. O W2C enviará as medalhas para o endereço do último clube sede que o atleta participou a fim que possa recebê-la em cerimônia de entrega;


   e. O prazo médio para recebimento da premiação é em torno de 30 (trinta) dias a partir da data de divulgação dos resultados.

 

 

Troféus:

 

  a. Os troféus serão entregues aos 30 (trinta) primeiros Clubes após a apuração da soma da quantidade de ATLETAS e INSCRIÇÕES ao final da edição/campeonato (ranking);

 

   b. O layout dos troféus será definido exclusivamente pela organização do evento e não poderá ser alterado pelas entidades;

 

   c. O W2C enviará os troféus para o endereço do clube sede para que o clube registre por imagens e nos envie por e-mail para [email protected];

 

   d. O prazo médio para recebimento da premiação é em torno de 30 (trinta) dias a partir da data de divulgação dos resultados.

 

 

Outras Premiações:

 

Produtos/Serviços: Poderá ser premiado com produtos e serviços patrocinados pelos parceiros e fornecedores aos Atletas, Clubes Sedes, Árbitros participantes etc:

 

   a. A lista de prêmios será divulgada até o final de cada edição/campeonato e poderá ser alterada antes do final da edição pelo organizador a qualquer tempo, sem avisoprévio;

 

   b. A entrega dos prêmios divulgadas está condicionada à quantidade mínima de 100 inscrições na categoria, caso não haja a quantidade mínima de inscrições, a categoria não será premiada

 

   c. A entrega das armas de fogo e demais produtos controlados estão condicionadas aos procedimentos previstos nas normas em vigor;

 

   d. O prazo para apresentação da autorização deverá ser feito em até 6 (seis) meses a contar da notificação enviada por e-mail e/ou carta com AR ao ganhador. Caso a documentação não seja entregue aos organizadores dentro desse prazo, o ganhador perde o direito ao prêmio;

 

   e. A premiação com produtos e serviços não serão cumulativas em relação ao overall, categoria e subcategoria da mesma divisão

 

   f. Outros critérios e procedimentos quanto às premiações poderão ser definidos em termo aditivo a este regulamento.

18 - DOS RELATÓRIOS DE OCORRÊNCIA

A ENTIDADE que se habilitar a organizar e executar as Provas On-Line deverá enviar à Diretoria Técnica, através do Delegado, um relatório de avaliação disponível no sistema on-line, ocorrências e/ou incidentes, caso ocorram quaisquer problemas operacionais, devendo toda e qualquer ocorrência ou protestos ser registrados durante a prova, para conferência e arquivamento.

Caso o sistema on-line esteja indisponível para o envio do relatório este poderá ser enviado para o e-mail [email protected] .

 

§ 1º – É dever do Delegado e do organizador local, no caso de ocorrência de protestos, reter os alvos e as súmulas do(s) atleta(s) envolvido(s) para remessa aos organizadores, para análise e decisão, caso seja solicitado.

 

§ 2º – Caso não haja ocorrências no evento a ENTIDADE não precisa se manifestar. O ATLETA que for notificado da aplicação de qualquer uma das medidas disciplinares sobre segurança relacionado ao manuseio seguro com arma de fogo, bem como quanto àcompetição, apuração e resultados, não se excluirá o direito à ampla defesa e ao contraditório.

 

§ 3º – Caberá ainda recurso sobre penalidades aplicadas pelos árbitros na 1 (uma) hora seguinte a contar da ocorrência do fato.
   I- Este recurso será dirigido à Diretoria Técnica para que seja apresentado ao Comitê de Arbitragem, para que exerça se for o caso o juízo de manutenção e/ou retratação;

 

§ 4º – O Infrator poderá recorrer da decisão do comitê no prazo de 24 (vinte e quatro) horas a contar da ciência da decisão;


§ 5º – O recurso será dirigido à diretoria técnica e seguirá os procedimentos previstos neste regulamento e na legislação desportiva.

19 - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

As normas disciplinares são aquelas aplicadas de acordo com as regras de cada modalidade.


   a. Não serão aceitos recursos após a divulgação do resultado final. Os prazos para recursos serão divulgados a cada etapa nos nossos canais oficiais de comunicação.


   b. Por medida de segurança, é obrigatório para realização destas provas o uso de protetor auricular e óculos de proteção. Óculos de grau e similares (óculos de tiro) poderão ser utilizados desde que possuam as lentes esquerda e direita.


   c. Desacato ao árbitro enseja desclassificação (DQ) imediata da prova na etapa em competição, invalidando inclusive outros possíveis resultados já conseguidos na mesma etapa.


   d. Os resultados devem ser conferidos após o preenchimento das súmulas, sendo a assinatura dessas a concordância com os dados ali declarados.


   e. Os casos omissos e eventuais divergências, caso ocorram, serão resolvidos pelo Comitê de Arbitragem Virtual. O atleta deverá recolher a taxa equivalente a uma inscrição para ter acesso ao Comitê e apresentar por escrito a sua solicitação ao Presidente do Comitê. A decisão deverá ser tomada em até 7 (sete) dias após o
término da etapa/edição.


   f. O Comitê de Arbitragem será designado pela DIRETORIA TÉCNICA, sendo:
– Presidente do Comitê, sem direito a voto decisório; e
– 3 (três) Árbitros do Comitê com direito a voto decisório.


   g. Qualquer integrante do comitê que esteja envolvido na decisão original deverá ser substituído.


   h. As partes ajustam que o(s) regulamento(s) da(s) modalidade(s) T.R.O deve (m) ser(em) divulgado(s) aos ATLETAS RECREATIVOS participantes. Todos os participantes devem ter conhecimento dos seus direitos e deveres e não podem alegar desconhecimento das regras que regem o “TORNEIO INTERCLUBES NACIONAL E/OU INTERNACIONAL”, aderindo assim a todas as regras e condições descritas no ato de sua inscrição.


   i. As regras aplicáveis às Provas On–Line estarão disponíveis no site do www.w2c.pro.br em área própria devendo o ATLETA RECREATIVO aceitar os termos previstos e aplicados ao TORNEIO.


A não conformidade com este Regulamento pode resultar em ações disciplinares, incluindo suspensões, desqualificações ou outras medidas impostas.

Os atletas são incentivados ao amplo conhecimento das regras e a manter altos padrões de ética e conduta em todos os aspectos de suas vidas, contribuindo para a integridade do esporte do Tiro Recreativo – W2C.

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